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4 atividades físicas para praticar na gravidez

13/10/2020

4 atividades físicas para praticar na gravidez

Praticar atividades físicas é importante para se manter saudável e com corpo e cabeça em ordem, mas durante a gravidez muitas futuras mamães ficam em dúvida sobre se podem ou não praticar exercícios e quais os tipos que seriam mais indicados. Se você é gestante e quer se exercitar, mas não sabe muito bem por onde começar, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar:

Praticar atividades físicas é importante para se manter saudável e com corpo e cabeça em ordem, mas durante a gravidez muitas futuras mamães ficam em dúvida sobre se podem ou não praticar exercícios e quais os tipos que seriam mais indicados. Se você é gestante e quer se exercitar, mas não sabe muito bem por onde começar, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar:

Uma atividade para cada período da gravidez:

Em geral, é possível praticar atividades físicas durante quase todo o período de gestação. E para quem tem medo que os exercícios possam prejudicar o bebê, a verdade é que é exatamente o contrário. Especialistas garantem que praticar atividades físicas durante a gravidez promove mais disposição, menos dores, menos inchaço e enjoos e ainda previne doenças como a diabete gestacional. Ou seja, se exercitar pode fazer muito bem para as futuras mamães. O único cuidado que você deve tomar é falar com seu médico sobre quais tipos de atividade são permitidas para cada período da gravidez. Para que você tenha uma ideia, nós temos aqui algumas sugestões de atividades.

1. Musculação:

Muita gente tem a ideia errada de que não é possível continuar na academia depois de grávida. Isso é uma visão completamente equivocada já que a musculação, por exemplo, é uma atividade que pode ajudar bastante durante a gestação já que fortalece a musculatura e evita dores nas costas e nas articulações. É possível continuar com a musculação durante toda a gravidez, desde que você faça os exercícios recomendados e evite o excesso de carga.

2. Pilates:

Esse tipo de atividade física fortalece e alonga os músculos com exercícios suaves que são controlados por meio da respiração. O que é muito interessante no Pilates é o fato dele fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, o que pode ser bastante interessante para a futura mamãe que sonha com o parto normal. Além disso, a prática promove o fortalecimento muscular, melhorando a postura e diminuindo dores. É possível praticar Pilates durante toda a gravidez, mas no terceiro trimestre a atividade pode começar a se tornar desconfortável. Assim, é preciso redobrar os cuidados ao praticar exercícios para o abdômen e sempre contar com a ajuda de um profissional capacitado.

3. Natação e hidroginástica:

Exercícios dentro da água são interessantes na gravidez porque tem baixo impacto. Tanto a natação quanto a hidroginástica melhoram o condicionamento físico, a respiração e ainda tonificam músculos e melhoram dores. É possível praticar esse tipo de atividade durante toda a gravidez, mas no terceiro trimestre é especialmente interessante porque a água diminui o peso da barriga tornando menos difícil se exercitar.

4. Ioga:

É uma prática oriental que trabalha mente e corpo através de exercícios que trabalham flexibilidade e respiração. É possível praticar ioga durante toda a gravidez e existem inclusive grupos específicos para gestantes. A ioga aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e ainda pode ajudar com a ansiedade. Alguns exercícios de respiração aprendidos na ioga podem ser inclusive grandes aliados na hora do parto.

Mas na hora de praticar exercícios, lembre-se: é muito importante contar com roupas específicas para grávidas que não ofereçam nenhum risco para o desenvolvimento do bebê. Nós da Roupas de Grávidas contamos com peças que podem ser utilizadas durante a prática de exercícios e que além de seguras são confortáveis, feitas com bons tecidos e com informação de moda. Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossos produtos!

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