Login
Dia da árvore: como ensinar as crianças a preservar o meio ambiente

18/09/2020

Dia da árvore: como ensinar as crianças a preservar o meio ambiente

Criar os filhos é uma das missões mais importantes das nossas vidas e por isso é essencial que desde cedo a gente se certifique de que está passando a eles valores e visões corretas. Ensinar as crianças a serem responsáveis com as pessoas e o mundo que as cerca é um modo de criar cidadãos conscientes. No próximo dia 21 de setembro se comemora o Dia da Árvore e a data é uma ótima oportunidade para pensar na preservação do meio ambiente e em como podemos ensinar os pequenos desde cedo a cuidar da

Criar os filhos é uma das missões mais importantes das nossas vidas e por isso é essencial que desde cedo a gente se certifique de que está passando a eles valores e visões corretas. Ensinar as crianças a serem responsáveis com as pessoas e o mundo que as cerca é um modo de criar cidadãos conscientes. No próximo dia 21 de setembro se comemora o Dia da Árvore e a data é uma ótima oportunidade para pensar na preservação do meio ambiente e em como podemos ensinar os pequenos desde cedo a cuidar da natureza. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a ensinar as crianças a cultivarem um mundo melhor.

Dê o exemplo:

Essa é provavelmente a parte mais complicada e essencial da educação de uma criança. Por mais que você fale e ensine determinadas ações, o modo mais simples dos nossos filhos criarem hábitos é vendo o nosso exemplo. Por isso, se você quer que as crianças cresçam sendo responsáveis quanto a preservação do meio ambiente, é preciso que você dê o exemplo. Não desperdice água, tente não tomar banhos muito demorados, recicle o lixo de casa fazendo a coleta seletiva e tenha hábitos conscientes. Se o seu filho percebe que você tem determinadas ações, ele já internaliza aquilo e começa a copiar desde cedo. Ensinar dando o exemplo é um ótimo modo de se certificar que seus filhos vão crescer com consciência quanto a sustentabilidade e outras questões.

Envolva as crianças desde cedo com a natureza:

Para entender a importância de se preservar a natureza e o meio ambiente é importante que a criança tenha contato com animais, ambientes ao ar livre, plantas, etc. Tente cultivar plantas em casa e coloque a criança em contato com elas, dando tarefas simples conforme eles forem crescendo como aguar flores ou folhagens. Leve os pequenos para passeios ao ar livre como parques, praças ou até mesmo hotéis fazenda. Coloque as crianças em contato com animais, pois isso também ajuda no desenvolvimento delas. Quanto mais contato seus filhos tiverem com a natureza, mais eles entenderão a importância de preservá-la.

Dê tarefas simples para as crianças:

É também interessante que desde cedo você vá ensinando às crianças a importância de pequenas ações. E essas atividades podem ser feitas de acordo com a idade dos seus filhos e de maneira lúdica. Se existe coleta seletiva na sua cidade, chame as crianças para ajudar a separar o lixo reciclável. Os ensine a não tomar banhos muito demorados e a não desperdiçar água enquanto escovam os dentes, por exemplo. Crie brinquedos e atividades com coisas que você já tem em casa. Mostre a importância de cuidar bem dos objetos e roupas para que eles durem bastante tempo e possam ser repassados. São todas tarefas muito simples, mas que já podem ajudar muito a criar adultos mais conscientes quanto ao mundo que os cerca.

Ensinar seus filhos a preservar o meio ambiente é muito importante para que eles consigam crescer num mundo melhor. E começar educando desde cedo é a melhor maneira de garantir que eles crescerão responsáveis.

Voltar para o Blog