Login
O que acontece no primeiro ano de vida do bebê?

20/02/2020

O que acontece no primeiro ano de vida do bebê?

Nasce uma criança, “nasce uma mãe”. Você já ouviu essa frase? É exatamente isso o que acontece com as mamães de “primeira viagem”. Tudo é novidade, tudo é descoberta, e há até mesmo momentos assustadores

Nasce uma criança, “nasce uma mãe”. Você já ouviu essa frase? É exatamente isso o que acontece com as mamães de “primeira viagem”. Tudo é novidade, tudo é descoberta, e há até mesmo momentos assustadores. Vem o medo, a insegurança, é como dar um salto no escuro. Mas, muito maior que as dúvidas do novo, é o amor que já se sente pelo ser que está sendo gerado no ventre da mamãe. 

Mesmo antes de o bebê nascer, é impossível não pensar em como será o desenvolvimento de um ser que chega ao mundo totalmente dependente, tão pequeno e tão frágil. 

Chega o momento mais esperado, e então vem ao mundo mais um ser que já é infinitamente amado desde o ventre. Mas, e agora? Como cuidar do ser que mais se ama no mundo? Como saber se o desenvolvimento do bebê está dentro do esperado? 

Primeiro, é importante saber que mesmo tendo as fases do desenvolvimento, cada ser é único, cada criança tem o seu próprio ritmo. E, por isso, é muito importante conhecer sim as fases, para ter-se a certeza de que tudo está ocorrendo de acordo com o esperado. Conhecendo as etapas do desenvolvimento, a família será capaz de perceber caso haja algo estranho, e assim poderá procurar o quanto antes um médico. Mas, lembre-se, cuidado com a comparação com outros bebês, para não cair no equívoco e acabar acelerando o processo do desenvolvimento que deve ocorrer naturalmente.

Assim que o bebê chega ao mundo, é importantíssimo as mamães saberem que até os seis meses de vida, o leite materno é o único alimento que eles precisam. Nele tem tudo o que os bebês necessitam para a sua nutrição e também para a proteção de diversas doenças. A partir do sexto mês, já se pode iniciar a introdução alimentar com frutas, verduras e legumes, mas deve-se continuar amamentando bebê até os dois anos de vida. Importante não introduzir na alimentação deles açúcar, frituras, enlatados, guloseimas, entre outros, tudo isso deve ficar fora da dieta do bebê nos primeiros anos.

As vacinas também são muito importantes no cuidado com a saúde dos pequenos, preciso se faz ficar atento às quais a criança precisa e com qual idade. O pediatra orientará sobre todas elas, inclusive no primeiro ano de vida as consultas do bebê devem ser mensais. 

A maturação do sistema nervoso central do bebê acontece no seu primeiro ano de sua vida, e por isso esse é o período em que o desenvolvimento da criança dá saltos, um momento de grandes conquistas.

Quer saber mais sobre o que ocorre desde o nascimento até seu bebê completar o primeiro aninho de vida? Nós temos um material incrível que vai tirar todas as suas dúvidas. Confira aqui!

Voltar para o Blog