Login
Por que você sente dor nas costas durante a gravidez?

28/02/2020

Por que você sente dor nas costas durante a gravidez?

Enquanto seu corpo muda durante a gravidez, algumas dores podem surgir, como nas costas. Saiba o porquê desse incômodo e como resolver

A dor nas costas durante a gravidez é uma das queixas mais comuns das mamães, que muito provavelmente nem sequer imaginavam o quanto os corpo e a mente se modificariam num curto espaço de tempo. Sim, essas mudanças podem ser bem prazerosas, mas também podem ser bem doloridas.

Para suportar o crescimento do bebê, a área abdominal passa por algumas mudanças, inclusive tendo os músculos enfraquecidos, o que força ainda mais os nervos da coluna vertebral. A dor nas costas durante a gravidez se torna bastante frequente a partir do primeiro trimestre de gestação.

O peso que a coluna precisa sustentar faz com que a curvatura normal aumente para compensar o crescimento da barriga e essa mudança na postura pode realmente causar as dores. Pense que todo o corpo fica sobrecarregado para sustentar não somente o peso da mamãe, mas também o do bebê.


Dor no ciático

Quando se trata de dores nas costas, outra queixa bastante corriqueira durante a gravidez é o incômodo no nervo ciático –que vai da região lombar até os pés. Não é à toa que muitas gestantes sofrem com formigamento e fraqueza nas pernas.


Evite a dor nas costas durante a gravidez

Para aliviar esses desconfortos físicos da gravidez, a osteopatia é, atualmente, uma grande indicação da Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de tratamento tem como foco a paciente e não a patologia, o que é muito importante para restaurar o funcionamento natural do corpo durante a gestação.

A gestante está passando por um período de necessidades específicas e o corpo muda dia a dia fazendo com que o organismo nem sempre acompanhe essas mudanças da melhor maneira, podendo ocasionar as dores. Nesse caso, a osteopatia ajuda o corpo todo a entrar em sintonia e no mesmo ritmo.


Osteopatia e a dor nas costas durante a gravidez?

O fisioterapeuta Dr. Rodrigo Minholi gravou um vídeo falando sobre as dores nas costas que as gestantes sofrem, o porquê e como melhorá-la por meio de osteopatia. Dê o play e tire as suas dúvidas.

Esperamos que,caso você esteja sofrendo de dor nas costas durante a gravidez, encontre o alívio e aproveite 100% a gravidez!


Até a próxima! 

Voltar para o Blog